Curso Flex: O aluno tem a possibilidade de personalizar seu curso escolhendo as disciplinas eletivas para compor sua matriz curricular.
As cidades e as pessoas estão cada vez mais conectadas. Tais conexões são facilitadas pela busca constante de inteligências e meios sustentáveis para que as cidades ofereçam espaços e serviços públicos com qualidade, contribuindo para a vitalidade dos cidadãos e do meio ambiente.
Entende-se que o planejamento e desenho urbano inteligentes são abordagens que impulsionam os estudos teóricos e práticos para responder às necessidades e desafios da urbanização. Da mesma forma, pode-se entender estas abordagens como esforços inovadores ou que usam tecnologia, em especial as TICs (tecnologias da informação e comunicação), para melhorar a eficiência de sistemas urbanos, aumentar a qualidade e efetividade das prestações de serviços, empoderar os cidadãos, enfrentar os desafios ambientais e os riscos de desastres.
O curso de especialização em CIDADES 4.0 PLANEJAMENTO URBANO E TECNOLOGIAS, tem como principal objetivo capacitar profissionais para atuarem na interface do planejamento urbano inteligente de modo a aplicar estudos que envolvam as tecnologias da informação e comunicação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a eficiência dos serviços urbanos e minimizar os impactos ambientais.
São caracterizados como objetivos específicos:
- Compreender os valores dos cidadãos nos projetos urbanos, relacionados com coletividade, colaboração, inovação e baseados nas transformações urbanas, espaciais e sociais do mundo contemporâneo;
- Capacitar profissionais para analisarem as tendências tecnológicas nacionais e internacionais que influenciam os espaços virtuais e construídos sob a ótica das cidades e assentamentos humanos;
- Entender as abordagens teóricas e práticas das tecnologias aplicadas nas cidades como esforços inovadores, em especial as tecnologias de informação e comunicação.
O curso de especialização foi concebido em uma base humanística, com o intuito de compreender as mudanças do comportamento humano, e suas transformações sociais, culturais, históricas e tecnológicas. Associado ao conjunto de tecnologias da indústria 4.0, permite a integração de produtos inteligentes em processos digitais e físicos, como IOT – internet das coisas, Urban Big Data, Analytcs, computação em nuvem, realidade virtual, realidade aumentada, dispositivos sensoriais, manufatura aditiva (impressão 3D), IA – inteligência artificial, robôs e máquinas automatizadas, entre outros.
E assim, o programa de disciplinas compõem imersões nos seguintes contextos:
- Estudos estratégicos e conceitos que incorporam tecnologias digitais 4.0;
- Estudos de cenários, tendências e impactos na área de espaços urbanos;
- Análises de referências de projetos e planejamento urbanísticos nacionais e internacionais que envolvem tecnologias 4.0;
- Estudo de sistemas aplicados como Urban Data Analytics, Urban Big Data e IOT (internet das coisas), realidade virtual, mobile, cloud, dispositivos sensoriais, entre outros.
- Estudos de estratégias bioclimáticas 4.0 no meio ambiente urbano;
- Possibilidade de explorar os conteúdos sobre economia verde e criativa, direito à cidade – estratégias, ações e novas práticas no contexto das cidades inovadoras, startups – transformando cidades tradicionais em cidades inteligentes, inovação aberta e redes colaborativas para inovação na gestão pública, análise de impacto ambiental, gestão da informação em BIM (Building Information Modeling).