Visual merchandising é uma estratégia que valoriza e agrega valor para a marca, os produtos e serviços, de modo a tornar a experiência do usuario positiva – mais fácil, interativa e amigável, integrando marketing, comunicação visual, arquitetura, design de interiores, design e propaganda. Há uma relação importante da percepção e comportamento do consumidor a partir dos fatores visuais com a imagem da loja que são estimuladas a partir do merchandising dos produtos expostos.
A cada dia, o ambiente de consumo está se tornando cada vez mais híbrido, mesclando o físico com o virtual, tendo assumido diferente nuances na construção da percepção dos usuários e consumidores. Elementos como acesso, cores, tamanho, iluminação, comunicação visual, layout de lojas, itens promocionais e pontos de conexão digitais passam a demandar cada vez mais estratégias com resultados significativos.
O objetivo principal do curso é oportunizar aos participantes horizontes, estratégias e soluções inovadoras para espaços comerciais, a fim de melhorar a jornada de experiência dos usuários no uso de produtos, serviços e marcas. Tem-se como objetivos decorrentes:
. aplicar os conceitos de visual merchandising, como Neuroarquitetura, Gestão de Posicionamento de Marca, Projetos de Interiores em Espaços Gastronômicos, Institucionais e da Saúde
. compreender o que rege orçamento e gestão de custos: obras, projetos, escritórios;
. aplicar estratégias de projetos comerciais, varejo e efêmero;
. conhecer estudos de casos nacionais e internacionais, estratégias e metodologias para desenvolvimento de projetos e para desenvolver um ponto de vendas que represente a identidade da marca e utilize diferentes elementos para engajar potenciais consumidores;
. possibilitar técnicas e conhecimentos aplicados em neuromarketing, Merchandising e Promoção de Vendas, iluminação, percepção visual e cores, UX: user experience e plataformas digitais, Coolhunting, Comportamento do Consumidor na Era Digital, Gestão de projetos criativos em espaços virtuais e prototipagem rápida, Collaboration lab: colaboração, gestão, liderança e inovação, entre outros.
Os profissionais de arquitetura comercial e visual merchanding fazem parte fundamental da estratégia de marketing e branding de uma organização e, portanto precisam desenvolver ou aprimorar competências técnicas e habilidades especificas de comunicação, negociação, capacidade de compreender gestão do varejo, interpretar as metas de vendas em displays, trabalhar em embientes colaborativos, entre outros.
Sendo assim, o programa é estruturado em 3 pilares:
1. percepções multissensoriais aplicadas;
2. merchandising com foco no user experience;
3. gestão para negócios criativos: projetos e obras.
Ao passo que aumentam as expectativas dos consumidores em relação ao hibridismo físico e digital (phygital) do varejo e ao consumo consciente, onde a tecnologia torna nossas experiências de compra mais rápidas, inteligentes e interativas, crescem as oportunidades de trabalho em Arquitetura Comercial e Visual Merchandising.