Atualmente, existe uma emergente necessidade de atualização, aperfeiçoamento e especialização profissional, impulsionada, principalmente, pelo impacto da modernização da tecnologia da informação e da comunicação na indústria da AEC (arquitetura, engenharia e construção), bem como pelo avanço do processo de globalização da economia, que tem gerado um ambiente de intensa competitividade.
Uma das consequências do fenômeno de globalização que caracterizou a última década foi o surgimento de um novo nível de competição: a esfera local — municipal — passou a participar da disputa global por recursos destinados ao seu desenvolvimento econômico e social.
Nesse contexto, o curso de pós-graduação lato sensu em Gerenciamento de Obras preenche os requisitos necessários à formação de mão de obra altamente capacitada, com disciplinas cujos conteúdos são atualizados e em sintonia com as necessidades do mercado.
Observa-se que no âmbito da sociedade há uma crescente necessidade de profissionais qualificados, capazes de gerenciar obras da indústria da AEC (arquitetura, engenharia e construção), em diversas escalas e a partir de diversas frentes de mercado, principalmente com as novas tecnologias, como o BIM (Building Information Modeling).
Neste sentido, a pós-graduação tem sido um dos dispositivos mais eficazes para o atendimento da demanda de profissionais especializados para tal, bem como para a formação de profissionais voltados à pesquisa de cunho científico na área.
Com o intuito de promover a capacitação científica e profissional da população interessada, o curso de Gerenciamento de Obras se propõe a fomentar conhecimento, habilidade e atitude no segmento da gestão de obras da construção civil, perfazendo a necessidade cada vez maior de capacitação dos profissionais que atuam no setor. O potencial da gestão eficiente, alinhada com o meio acadêmico e o mercado de trabalho, justifica a proposta do curso.